domingo, 21 de agosto de 2011

Trecho de EM NOME DA FÉ, meu conto na coletânea ANJOS REBELDES


– Como chamam a... isto?

A voz do anjo reverberou pelas paredes, um som tão divino que levou os fiéis às lágrimas. Muitos não notaram que os ouvidos sangravam.

– É... é... u-uma missa... – gaguejou o padre, envolto em êxtase.

– Missa... chamam a isto de... missa?

A sonoridade angelical se alterara. Apesar de manter o tom, a fala se mostrava mais dura, excruciante aos ouvidos, tornando o ato de escutar um martírio nunca vivido por alguém.

– Está errado... tudo errado.

A luz irradiada parecia dançar ao ar, a cada movimento dos lábios do anjo. Apesar da doçura com que eram pronunciadas, as palavras cada vez mais  açoitavam a mente dos presentes que, àquela altura, choravam, ouvidos e narizes sangrando, manchando-lhes a roupa. A maioria, ajoelhada, rezava de maneira frenética, entre soluços e lágrimas.

– M-mas... a-a-assim foi e-ensinado! – respondeu o padre, em prantos, o sangue brotando-lhe pelas narinas e orelhas.

– Não me refiro à ritualística... padre...

O tom de voz mais brando trouxe um pouco de alívio e acalento às pessoas. Já não se sentiam julgadas. Apenas ao abrandar o tom, o anjo transmitia esperança e perdão.

– Refiro-me aos sentimentos.. aos corações de todos que toco... àquilo que sentem e acreditam... fé... é sobre isso que falo...

O anjo se voltou aos fiéis. O sentimento de esperança se foi e, uma vez mais, medo e angústia se fizeram presentes. Era apenas silêncio, mal se ouvindo o sussurro dos que se perguntavam como poderia, na presença de um anjo, a esperança ser tão efêmera e fútil que mal se deixava notar?

– Devoção não é vir às igrejas... como se tal obrigação bastasse...

As palavras voltaram a torturar os fiéis, agora compelidos à expiação.

– Devoção também não é reger uma missa... ou rezar à noite...

O simples apontar para o padre, o fez gritar, como se queimasse por dentro. E ainda assim, o semblante do anjo estampava a calma divina.

– Devoção é sentimento de fé a cada instante da vida...

O anjo se dirigiu ao padre.

– Você não lhes ensinou nada...  e você mesmo, nada sabe... vou ensinar-lhes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nelson Magrini por Nelson Magrini:

Nelson Magrini é Engenheiro Mecânico, estudioso e pesquisador em Física, com ênfase em Mecânica Quântica e Cosmologia. Escritor, professor e consultor em Gestão
Empresarial e Cadeira Logística, além de Agente Literário, com serviços de Revisão Ortográfica e Gramatical, Preparação de texto (Copy Desk), Leitura Crítica e outros.


É autor de CEIFADORES – Anjo a face do mal II, ANJO A Face do Mal e Relâmpagos de Sangue (Novo Século Editora), de Os Guardiões do Tempo (Giz Editorial) e de ter participado das coletâneas Amor Vampiro, com o conto Isabella (Giz Editorial), e Anjos Rebeldes, com o conto Em Nome da Fé (Universo Editorial). Foi elaborador e colaborador do Fontes da Ficção.

nelson_magrini@yahoo.com.br